Resenha : A lista negra

Sinopse :
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.
Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. 
Ano de lançamento : 2012
Coleção : Unica 
Autor( a)  :  Jeniffer brown 
Número de páginas : 271
Editora : Gutenberg  
Nota:4\5    
Comecei a ler esse livro, por causa de recomendações. 
A única coisa da qual eu sabia era que o tema central se tratava de bullying, criei muitas expectativas e o livro conseguiu fazer com que eu alcançasse todas elas.
Valérie  é a personagem principal ela era uma garota problemática devido a separação dos pais e o bullying , até conhecer Nick que de amigo passou a ser namorado . A interação dos dois era incrível , eles conversavam sobre tudo , se entendiam e Val era tão apaixonada por ele que eu mesma me peguei dividindo o sentimento em relação ao personagem e observando ele de dois pontos de vista diferentes , o da Val e o dos alunos e familiares .

" O nick tinha sido minha fulga A única pessoa que me compreendia. Era bom fazer parte de um nós com os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora a metade desse "nós " tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro, percebi qu
e não sabia como me tornar eu mesma de novo"

Cansados de sofrerem bullying , Val deu a ideia de criar uma " lista negra " e colocar o nome de todos que não gostava , mas isso para Valérie era apenas uma maneira boba de descontar as provocações , no entanto para nick , aquele era um caso de vida... Ou morte .

"Nick sempre foi obcecado pela morte , não era nada demais sabe algumas pessoas são obcecados por videogame outras que eu pense o esporte alguns caras só curtem coisas militares e gostava da morte mas eram só histórias ele contava histórias sobre a morte requentava filmes livros todos com cenas de morte trágica falava sobre notícias que havia lido na sessão de crimes do jornal .era disso que gostava e eu adotei a sua linguagem também contava histórias nada demais verdade nem percebi que tinha começado fazer isso parece ficção shakspeare contou histórias sobre a morte ,poe contou histórias sobre a morte ,stephen King contou histórias sobre a morte e nenhum deles estava pregando assassinados por isso nem mesmo percebi quando a conversa ficou sérianão percebi que as histórias do Nick se tornaram narrativa de suicídio de homicídio e as minhas também só que até onde eu sabia ainda estávamos falando de ficção."

 Nesse trecho do livro mostra o quão fofo era o amor deles dois :
Mesmo com os momentos felizes juntos, havia mais uma coisa do qual os dois compartilhavam : os dois sofriam bullying dos companheiros de classe . Um dia depois de mais uma das provocações dos colegas Val conta a nick, ele acaba fazendo o inesperado , sacando uma arma e atirando nos alunos .

"Comecei a entender o que estava acontecendo . Nick. A arma. Os estampidos . Os gritos. Meu cérebro ainda estava funcionando lentamente , mas começava a acelerar . Não fazia sentido . Mas talvez fizesse . Nós tínhamos de certa forma, falado sobre isso" pág - 64

"Então percebi naquele instante o que ele iria fazer (...) "Meu deus " , pensei . " A lista" ele está pegando todas as pessoas que estavam na lista negra ."  Pág -66 

    Entre esses tiros a única coisa que valeria e quer e parar o namorado , e acaba nem pensando quando se mete na frente da arma para proteger uma menina que ela mesma tinha colocado na lista . Esta parte foi um divisor de águas para minha concepção com o personagem , porque ao ver Valérie ele teve uma reação diferente do esperado e acabou atirando nela , e isso foi tão satisfatório da parte da autora, porque ela conseguiu trazer feições diferentes das que eram apresentadas por nick, fazendo assim um personagem totalmente intrigante .
Depois de várias mortes , inclusive a de nick , Valérie acorda no hospital com um tiro na perna  e as assustadoras lembranças .

Depois de todas as investigações , A garota e inocentada , e volta ao colégio , o problema é : todas as pessoas associam o comportamento de nick a Valérie e a culpam por tudo que aconteceu . Professores , alunos, família das vítimas e ate mesmo seu pai , e acompanhamos isso de perto , quando ela tenta ser normal a mãe se preocupa em não deixá-la sair de casa e etc...

Um ponto lindo nessa história foi a amizade de Jessica, a mesma menina do qual Valérie salvou , a chama para almoçar junto ,no começo achei que seria algo forçado , mas lá no fim vemos uma linda amizade .

" Sabemos que podemos mudar a realidade-declarou é difícil, é a maioria das pessoas nem tentar fazer isso, mas é possível você pode mudar a realidade do ódio ao se abrir  para uma amiga. A salvar uma inimiga.  Jessica olhou pra mim e sorriu. Sorri de volta, um sorriso triste fiquei me perguntando se continuaríamos a ser amigas depois da formatura. Se iríamos . nos ver alguma vez depois daquele dia."

Valérie não tinha uma boa relação com o pai , teve que lidar com o desprezo dos colegas , a neurose da mãe ( que foi a personagem que eu mais odiei ) falando em personagens vamos lá 
A mãe de Valerie  me dava náuseas , não que ela fosse alguém ruim ou algo assim, mas era ela que não deixava a filha seguir em frente , sempre tocando no nome do Nick, se desesperando quando a garota saia sozinha , e esperando o pior da filha sempre , tiveram cenas em que eu pensei " meu deus , será que ela não vai parar de fazer isso "?
Stacey , a " melhor amiga" que se afastou totalmente depois do acontecido , nossa , tiveram 3 cenas dessa menina e em uma delas dava a entender que ela pediu desculpa a uma das vítimas por ser amiga de Valérie, achei tão absurdo o fato de Val não poder contar com nenhuma das pessoas próximas a ela .
O pai de Valérie , esse personagem assim como um todo foi um caos na vida da protagonista , mas ele foi friamente calculado de um jeito , que minha única definição para ele seria "idiota", ele não conversava com a filha , sempre a evitava , tinha um caso fora do casamento , ate aí ainda era justificável , mas quando a filha ligou no meio da noite dizendo ser ameaçada de morte e ele nem mesmo se importou , ele foi tão desnecessário que pra mim nem precisaria dele no desfecho ele apenas sumiria .

Logo no começo do livro Val explica que o namorado começou a mudar desde que   a andar com um novo amigo , jeremy, esse personagem foi interessante pois devido à descrição eu achei que ele seria melhor trabalho , tendo assim uma parte responsável pelo comportamento estranho de Nickk.
     Como Valérie citou " Nick mudou desde que começou a andar com o amigo jeremy.
Jeremy era mais velho , tipo 22 anos e tinha se formado no colégio a pouco tempo , não fazia faculdade , não tinha emprego e até onde eu sabia tudo o que jeremy fazia era espancar a namorada, fumar maconha e assistir desenho animado o dia todo , quando conheceu nick parou de assistir desenhos e começou a fumar sua erva com ele  e batendo na namorada apenas nas noites em que não passava na garagem de nick tocando bateria , drogado demais para pensar que ela existia"  
    O estranho disso era de que este caso era um caso importante para a polícia e o detetive desistiu sem mesmo checar alguns casos importantes para o caso como se realmente Jeremy o tinha incentivado ou o fato de como nick conseguiu uma arma , nada disso teve importância , então me pergunto o porque de ter sido colocado na obra o fato da amizade dos dois , se no fim ela não foi bem explorada .
É por último mas não menos importante temos : NICK LEVIL , simmm temos ele , eu tenho que dizer que sei que a maioria das pessoas não gostou do personagem , mas algo lá dentro de mim se apaixonou pelo carinha que gostava de Shakespeare , ele passou por momentos bem difíceis e foi outra Pessoa em outros momentos tambem ,eu pessoalmente só tenho duas críticas à este livro , a primeira foi o caso do jeremy e a segunda foi o fato do personagem nick não ter sido bem trabalhado , eu entendi sobre a família dele sentir falta , a mãe e os vários namorados , o bullying , mas eu gostei tanto do personagem e achei ele tão intenso que eu queria ter conhecido mais sobre ele.

 Bom essa é minha resenha , espero que gostem , esse é um livro maravilhoso , sobre a vida real , e sobre como as nossas atitudes afetam as outras pessoa ,me emocionei bastante , e espero que todo mundo que ainda tá na escola e até os que já saíram dela , leiam e tirem lindas lições de vida dele .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Design by Ingrid Moura [Goods Sweets]